Portugal RoadTrip
Portugal RoadTrip é um blog de viagens com roteiros, guias e dicas para inspirar e ajudar a planear uma roadtrip em Portugal ❤
Entra em contacto

Águeda: O que visitar na cidade dos guarda-chuvas coloridos

Águeda é uma cidade portuguesa do distrito de Aveiro que se tornou mais conhecida a partir de 2012. Foi nesse ano que o Umbrella Sky Project, projeto integrado no festival AgitÁgueda, decorou a Rua Luís de Camões com guarda-chuvas coloridos.

águeda-o-que-visitar-portugal-road-trip-blog

Águeda: O que visitar

Umbrella Sky Project

Inspirado no filme Mary Poppins, o Umbrella Sky Project captou a atenção mundial, principalmente através do Instagram, que está repleto de fotografias com os guarda-chuvas coloridos. Como resultado, atraiu mais visitantes à cidade de Águeda e fez com que a rua dos guarda-chuvas coloridos fosse distinguida como uma das ruas mais bonitas do mundo.

Em novembro de 2019, a Rua Luís de Camões foi distinguida pela revista Architectural Digest, como uma das 29 ruas mais bonitas do mundo. Em dezembro de 2019, foi a vez de ser distinguida pela CNN Travel. Assim como outras ruas do centro de Águeda, que também estão decoradas com guarda-chuvas coloridos.

Durante o verão (julho a setembro), os guarda-chuvas coloridos espalham-se pelas ruas do centro da cidade. Por outro lado, em dezembro, os guarda-chuvas coloridos são substituídos por guarda-chuvas brancos iluminados.

Ruas onde podem ver os guarda-chuvas coloridos de Águeda:
• Rua Luís de Camões
• Rua Vasco da Gama
• Rua Jornal Soberania do povo
• Rua José M. Veloso

águeda-o-que-visitar-portugal-road-trip-blog
águeda-o-que-visitar-portugal-road-trip-blog
águeda-o-que-visitar-portugal-road-trip-blog

Pop de Cor

Não são apenas os guarda-chuvas que dão cor à cidade. Existem outros elementos decorativos na cidade de Águeda, como, por exemplo a Chuva Colorida, as Bolas Flutuantes e os Guarda-Chuvas Gigantes.

Além disso, todos os anos em julho realiza-se o AgitÁgueda, um festival de música e animação de rua, com uma forte aposta em atividades de arte urbana. Existem, por exemplo, intervenções criativas em bancos de jardim, em escadarias, em postes e em paredes, o que dá apontamentos coloridos à cidade.

Ruas onde podem ver a Chuva Colorida, os Guarda-Chuvas Gigantes e as Bolas Flutuantes:

• Rua Dr. Adolfo Portela — Chuva Colorida
• Avenida Dr. Eugénio Ribeiro — Guarda-Chuvas Gigantes e Bolas Flutuantes

águeda-o-que-visitar-portugal-road-trip-blog
águeda-o-que-visitar-portugal-road-trip-blog

Se forem até Águeda, é obrigatório visitarem a cidade de Aveiro, a chamada “Veneza portuguesa”. Podem saber mais sobre Aveiro neste artigo, onde revelo os pontos mais bonitos da cidade.

DICAS EXTRA PARA PLANEAR A VIAGEM A ÁGUEDA:

 

• Reservar estadia com antecedência através do Booking ou do Airbnb
• Verificar o nível da água, do óleo e a pressão dos pneus do carro
• Atestar o carro com combustível

No Comments
Leave a Comment: