Portugal RoadTrip
Portugal RoadTrip é um blog de viagens com roteiros, guias e dicas para inspirar e ajudar a planear uma roadtrip em Portugal ❤
Entra em contacto

27 Aldeias do Xisto a descobrir em Portugal

O verão chegou e as férias aproximam-se, mas onde passar férias em Portugal? As Aldeias do Xisto são uma boa opção para quem quer fugir da cidade e recarregar baterias junto da natureza. Conheçam as Aldeias do Xisto e comecem a planear as vossas férias!

aldeias-do-xisto-cerdeira-home-for-creativity-portugal-roadtrip-blog

Aldeias do Xisto

As Aldeias do Xisto são compostas por 27 aldeias de 16 concelhos, que se situam na região centro de Portugal entre Castelo Branco e Coimbra. São denominadas assim porque o Xisto é a pedra mais abundante nesta região e é utilizada na construção das casas e nos pavimentos.

As aldeias estavam em ruína, mas foram recuperadas pela parceria entre os municípios, a Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto (ADXTUR) e agentes privados, com o objetivo de preservar a cultura e o património do mundo rural beirão contra a desertificação humana e o esquecimento.

Das 27 aldeias, 5 estão localizadas na Serra do Açor, 6 acompanham o Rio Zêzere, 4 estão junto ao Tejo-Ocreza e 12 na zona da Serra da Lousã.

 

Serra do Açor
Aldeia das Dez, Benfeita, Fajão, Sobral de São Miguel, Vila Cova de Alva

 

Rio Zêzere
Álvaro, Janeiro de cima, Janeiro de baixo, Mosteiro, Barroca, Pedrogão Pequeno

 

Tejo-Ocreza
Água Formosa, Martim Branco, Figueira, Sarzedas

 

Serra da Lousã
Talasnal, Casal de São Simão, Aigra Nova, Aigra Velha, Casal Novo, Chiqueiro, Comareira, Gondramaz, Pena, Candal, Ferraria de São João, Cerdeira

O que ver

As Aldeias do Xisto não são apenas para ver. São sobretudo para serem apreciadas. Para se observar cada detalhe das casas e a simplicidade das aldeias. Sentir as tradições culturais, respirar ar puro, usufruir das paisagens e observar o magnífico céu estrelado que, inclusivamente, possibilitou às Aldeias do Xisto a atribuição do certificado internacional “Destino Turístico Starlight”.

O que fazer

A natureza serve de cenário para a prática de várias atividades nas Aldeias do Xisto, tais como: passeios pelos “Caminhos do Xisto”; trilhos de BTT; canoagem; escalada; rappel; slide e trail running.

Também é possível fazer a GRZ – Grande Rota do Zêzere, um percurso de 370 km que acompanha o Rio Zêzere desde a nascente, na Serra da Estrela, até à foz, em Constância. A Grande Rota do Zêzere está dividida em 9 unidades, cada uma com várias etapas, e pode ser feita a pé, de bicicleta ou de canoa.

A região das Aldeias do Xisto é abundante em água, por isso, ir até às fantásticas praias fluviais é obrigatório para quem quer passar alguns momentos relaxantes e refrescantes.

Onde ficar

Antes de escolherem o alojamento, sugiro que determinem qual é a rota das Aldeias do Xisto que pretendem fazer. Querem fazer apenas uma? Se for mais que uma, quais são as rotas? Depois disso estar definido podem escolher o alojamento mais próximo das rotas escolhidas.

Precisam de ajuda para escolher o alojamento? Vejam abaixo as sugestões de alojamento nas Aldeias do Xisto que recomendo e escolham aquela que mais vos agrada. Todos os alojamentos turísticos apresentados têm certificação CLEAN & SAFE, atribuído pelo Turismo de Portugal, que assegura o cumprimento dos requisitos de higiene e limpeza para a prevenção e o controlo do novo coronavírus COVID-19.

A 10 km da Lousã, escondida entre a Serra, fica a Cerdeira — Home for Creativity. Um conjunto de 9 casas tradicionais em xisto, rodeadas por uma paisagem deslumbrante, na aldeia de Cerdeira.

As Casinhas do Ceira estão localizadas na aldeia Ponte de Fajão, em Fajão. São o local ideal para recarregar baterias.

Localizado em Gondramaz, o Montain Whisper é um grupo de casas rústicas e acolhedoras que garantem tranquilidade total para quem quer fugir do stress da cidade.

A Casa do Zé Sapateiro é uma casa de hóspedes rural, em Ferraria de São João.

A cerca de 20 km de Castelo Branco, na aldeia de Martim Branco, está localizado o Xisto Sentido. Quatro casas de xisto em pleno meio rural que oferece um contacto próximo da natureza.

A Casa de Janeiro localiza-se na aldeia de Janeiro de Cima. É uma casa rústica com paredes em pedra e vigas de madeira.

aldeias-do-xisto-janeiro-cima-casa-de-janeiro-de-cima-portugal-roadtrip-blog

Espero que este artigo ajude a saber o que são as Aldeias do Xisto, o que podem ver e fazer por lá e quais são os melhores alojamentos para umas férias descontraídas e em segurança.

DICAS EXTRA PARA PLANEAR A VIAGEM ÀS ALDEIAS DO XISTO:

 

Reservar estadia com antecedência
• Verificar o nível da água, do óleo e a pressão dos pneus do carro
• Atestar o carro com combustível
• Levar roupa leve, calçado confortável e protetor solar

Crédito das fotos: Cerdeira – Home for Creativity; Casinhas do Ceira; Mountain Whisper; Casa do Zé Sapateiro; Xisto Sentido; Casa de Janeiro

No Comments
Leave a Comment: