Portugal RoadTrip
Portugal RoadTrip é um blog de viagens com roteiros, guias e dicas para inspirar e ajudar a planear uma road trip em Portugal ❤
Entra em contacto

Um fim de semana na Carrapateira

Sabe sempre bem sair da rotina e fazer uma escapadinha de fim de semana. E se estiver bom tempo, ainda melhor! Preparei este guia de viagem para a Carrapateira com todas as sugestões e dicas para um fim de semana inesquecível.

carrapateira-portugal-roadtrip-blog

Carrapateira: Guia de viagem

A Carrapateira é uma pequena aldeia do concelho de Aljezur, distrito de Faro. Integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, é caracterizada pelas suas casas térreas muito juntas, pela paisagem verdejante e pelas falésias que contrastam com o mar. A pequena aldeia da Carrapateira tem lojas de surf, vários cafés na praça, um mercado, um minimercado, e fica a poucos quilómetros das praias da Bordeira e do Amado.

Praia da Bordeira (ou praia da Carrapateira)

A praia da Bordeira ou praia da Carrapateira é um excelente refúgio para quem gosta de praias com areais extensos e sem confusão. Envolta em dunas, aqui desagua uma ribeira que forma uma lagoa. Tem um extenso areal de cerca de 3 km, que fica praticamente deserto à medida que se caminha para norte. É uma praia um pouco ventosa. Precisamente por isso, é muito procurada para a prática de desportos náuticos, como o kitesurf.

Praia do Amado

A Praia do Amado é a praia mais a sul do concelho de Aljezur e, tal como a praia da Bordeira, também tem um extenso areal. É uma das melhores praias portuguesas para fazer surf, por isso, são realizadas aqui diversas competições nacionais e internacionais de surf. No limite norte da praia surge o Pontal da Carrapateira, uma plataforma rochosa de elevado valor ambiental.

Como ir

Partimos de Lisboa em direção à Ponte Vasco da Gama. Aí seguimos a direção para a A2 (Algarve). Depois saímos para a A22 (via do Infante) em direção a Lagos / Portimão / Albufeira. Apanhámos a N120 e seguimos em direção à N268, até chegar ao alojamento.

Onde ficar

Encontrar alojamento na Carrapateira não é difícil. Por isso, facilmente se encontra uma guest house, um hostel ou uma casa para ficar.

Pela primeira vez, aluguei uma casa através do Airbnb e adorei! Ficámos na casa da Mó, uma casa muito bem localizada. Fica perto da praça, a 1,5 km da praia da Bordeira e a 2,3 km da praia do Amado. Está completamente preparada para estadias longas porque tem máquina de lavar roupa, máquina de lavar loiça, forno, micro-ondas e um frigorífico com congelador. Além disso, existe no exterior da casa um pequeno pátio onde é possível grelhar carne e peixe. Só não tem televisão e wi-fi.

O que fazer

Para além das idas à praia para apanhar sol e dar uns mergulhos, existem várias atividades que se podem fazer na Aldeia da Carrapateira. Apresento abaixo algumas ideias do que se pode fazer.

• Caminhar na praia e observar as várias espécies de aves
• Visitar o Museu da Terra e do Mar para conhecer melhor as atividades tradicionais ligadas à pesca e à agricultura da região
• Caminhar por trilhos pedestres
• Fazer surf ou body board (ou aprender)
• Andar de bicicleta

Onde comer

A comida portuguesa é saborosa e diversificada por isso, não vai ser difícil encontrar algo bom para comer. Por exemplo, podem comprar peixe fresco no mercado da Carrapateira. Comi uns saborosos chocos grelhados e uma deliciosa dourada grelhada, comprados lá. Se não tiverem possibilidade de grelhar peixe ou se comer peixe não é uma opção, existem vários restaurantes na Carrapateira para todos os gostos. Ao pé das praias da Bordeira e do Amado também há snack-bars onde servem hambúrgueres, cachorros, sandes e tostas, mas também existem opções saudáveis como: uma salada de frango ou outra que prefiram.

Espero que este Guia de Viagem para a Carrapateira ajude e que seja uma inspiração para viajarem mais em Portugal!

Por isso, se tiverem sugestões ou dúvidas entrem em contacto comigo aqui.

carrapateira-portugal-roadtrip-blog
carrapateira-portugal-roadtrip-blog
carrapateira-portugal-roadtrip-blog

Disclaimer: Este artigo contém links de afiliados.

No Comments
Leave a Comment: