Portugal RoadTrip
Portugal Roadtrip é um blog onde são partilhados conteúdos sobre viagens em Portugal. Aqui, encontram inspiração para a vossa próxima viagem. ❤
Get in Touch

Escapadinha de fim-de-semana em Évora

Em pleno coração do Alentejo, Évora é uma bonita cidade histórica que vale a pena visitar. Fica apenas a 1h30 de distância de Lisboa e é a escapadinha perfeita para um fim-de-semana no Alentejo. Conhecida como a capital do Alentejo, Évora é uma cidade pequena e acolhedora, que se conhece bem a pé.

Évora tem alguns pontos de paragem obrigatória como o Templo Romano de Évora (mais conhecido como o Templo de Diana) e o seu jardim, de onde podemos contemplar a beleza de um monumento que remonta ao séc. I d.c.. A praça do Giraldo, onde podemos parar por breves instantes numa das esplanadas, e apreciar as bonitas fachadas e arcadas do centro da cidade. E o Café Arcada, para admirar a decoração antiga.

Templo Romano de Évora - Portugal Roadtrip

As ruas de Évora são muito pitorescas e remetem-nos para os tempos medievais. Com um simples passeio a pé conseguimos apreciar as ruas da cidade, a arquitectura e os pátios decorados com azulejos. Existem muitas lojas de comércio local dedicadas à venda de artesanato e produtos regionais, como o vinho alentejano.

Para os apreciadores de vinho, sugiro que visitem a Enoteca da Cartuxa e a Wine Shop da Ervideira, onde somos recebidos com muita simpatia. Aconselho também a visita à Herdade do Esporão, onde podem conhecer as vinhas e o processo de produção do vinho, visitar as caves e fazer uma prova de vinhos.

Já fora da cidade, mas a poucos minutos do centro de Évora, encontramos o Cromeleque e o Menir dos Almendres. Dois monumentos megalíticos.

Guadalupe - Portugal Roadtrip
Cromeleque dos Almendres - Portugal Roadtrip
Cromeleque dos Almendres - Portugal Roadtrip
Menir dos Almendres - Portugal Roadtrip
Menir dos Almendres - Portugal Roadtrip

Évora é também sinónimo de uma gastronomia rica e saborosa. Desde o porco ibérico, passando pelas migas e açorda alentejana, à doçaria regional. Aconselho o Restaurante O Moinho, um espaço acolhedor com uma decoração rústica, onde podem desfrutar da boa comida regional alentejana. Experimentem os lombinhos de porco preto na brasa, acompanhados de uma salada bem temperada, umas deliciosas migas de espargos e um bom vinho alentejano. Sem contar com o maravilhoso pão alentejano, guardado num típico saco de pano, como no tempo dos nossos avós. Um lugar a regressar numa próxima visita a Évora.

Seja para deliciarmo-nos com a gastronomia e os vinhos alentejanos. Relaxar depois de uma semana de trabalho ou  simplesmente apreciar as bonitas ruas da cidade. Motivos não faltam para visitar Évora, o refúgio ideal para uma escapadinha de fim-de-semana.

DICAS EXTRA PARA PLANEAR A VIAGEM A ÉVORA:

 

• Reservar estadia com antecedência através do Booking ou do Airbnb
• Verificar o nível da água, do óleo e a pressão dos pneus do carro
• Atestar o carro com combustível
• Marcar uma prova de vinhos

No Comments
Leave a Comment: