Portugal RoadTrip
Portugal Roadtrip é um blog onde são partilhados conteúdos sobre viagens em Portugal. Aqui, encontram inspiração para a vossa próxima viagem. ❤
Get in Touch

5 lugares (imperdíveis) a visitar no Gerês

O Gerês é um dos sítios mais bonitos para visitar em Portugal. Perfeito para relaxar, dar uns mergulhos e usufruir do contacto com a natureza.

 

O Parque Nacional da Peneda-Gerês é uma área protegida, classificada como reserva Mundial da Biosfera, pela UNESCO, e fica no extremo noroeste de Portugal, entre o Alto Minho e Trás-os-Montes. O verde da vegetação, os rios, os ribeiros e as cascatas, proporcionam-nos paisagens de cortar a respiração.

parque das termas - made in blog
gerês - made in blog
gerês - made in blog
pedra bela - gerês_made in blog
gerês - made in blog
gerês - made in blog
gerês - made in blog

Miradouro da Pedra Bela

No Parque Nacional da Peneda-Gerês, a cerca de 800 metros de altitude, está localizado um local de paragem obrigatória: o Miradouro da Pedra Bela. Aqui temos uma vista fantástica sobre a Albufeira da Caniçada, os rios Cávado e Caldo e a vegetação verde que rodeia a Vila. É um daqueles locais onde apetece ficar por mais tempo para usufruir da paisagem e do silêncio. Um autêntico quadro pintado à mão.

miradouro da pedra bela - gerês_made in blog
miradouro da pedra bela - gerês_made in blog

Como chegar ao Miradouro da Pedra Bela
Coordenadas GPS: 
41°42’56.7″N   8°09’11.5″W

Cascata do Arado

Perto do Miradouro da Pedra Bela encontramos uma das cascatas mais bonitas do Gerês, a Cascata do Arado. Para chegar até à Cascata, aconselho deixarem o carro junto ao miradouro da Ermida e seguirem a pé. Pelo caminho, podem desfrutar da vegetação verde. Ao chegarmos perto da Cascata, existe um acesso por escadas que permite chegar a um pequeno miradouro onde é possível tirarmos fotos com a Cascata do Arado como pano de fundo. Para quem é mais aventureiro e não resiste a um mergulho, o acesso é por terra. Pelas pedras que rodeiam a cascata. A água é gelada mas é tão limpa e cristalina que dar um mergulho é inevitável.

cascata-do-arado-geres_madeinblog

Como chegar à Cascata do Arado
Coordenadas GPS:
 41°43’25.8″N   8°07’47.9″W

Poço Azul

A partir da Cascata do Arado, e depois de uma caminhada de cerca de 2h (aprox. 8 km), temos pela frente um local de uma beleza indescritível, o Poço Azul do Gerês. Localizado na aldeia de Sabrosa, o poço azul é um tesouro de pura beleza natural, desconhecido por muitos mas que vale a pena conhecer. O percurso é composto por paisagens diversificadas – bosques, fontes de água (ideais para descansar um pouco e refrescar-nos), ribeiros e até trilhos dos pastores. Uma caminhada de completo contacto com a natureza. Ao chegar, deparamo-nos com uma linda lagoa de águas cristalinas, uma autêntica piscina natural.

poco-azul-geres_madeinblog

Como chegar ao Poço Azul
Coordenadas GPS:
 41°44’00.6″N   8°06’25.2″W

Cascata Fecha de Barjas

Conhecida como Cascata do Tahiti, a Cascata de Fecha de Barjas tem uma imensa beleza natural. Chegar à lagoa da Cascata não é fácil e dependendo das condições atmosféricas, do terreno e da quantidade de turistas que estão por lá, torna-se até perigoso. Mas sem dúvida é uma cascata paradisíaca. Ao chegarmos, encontramos uma cascata linda, de água limpa e cristalina, rodeada por areia branca. Aqui conseguimos estar em perfeita união com a natureza. Se as condições não forem as mais propícias para chegar até à lagoa, aconselho a desfrutarem das pequenas lagoas que se formam na parte superior da queda de água. Aqui também é possível dar uns mergulhos revigorantes e aproveitar a natureza.

cascata-tahiti-geres_madeinblog
cascata-fecha-de-barjas-geres_madeinblog

Como chegar à Cascata Fecha de Barjas (Cascata do Tahiti)
Coordenadas GPS: 
41°42’14.0″  N 8°06’34.5″W

Parque das Termas

Localizado na Vila do Gerês, o Parque das Termas do Gerês tem cerca de 2 hectares de área e é atravessado pelo rio Gerês. Aqui vão encontrar um parque repleto de árvores centenárias e de sombras refrescantes no Verão. Um lago onde é possível fazer passeios de barco a remos. Um parque de merendas. Uma ponte que permite atravessar o rio e um circuito de manutenção e de actividades de arvorismo. É o local ideal para passear em dias de muito calor.

miradouro da pedra bela - gerês_made in blog
parque das termas - made in blog
parque das termas - made in blog
parque das termas - made in blog

Como chegar ao Parque das Termas
Coordenadas GPS: 
41°43’50.0″N   8°09’43.2″W

Fazer um piquenique e descansar à sombra de uma árvore. Passear a cavalo ou fazer trilhos pedestres em pleno Parque Nacional Peneda-Gerês. Dar um mergulho nas incríveis cascatas do Gerês ou simplesmente relaxar no Parque das Termas do Gerês. Seja qual for a opção escolhida, uma coisa é garantida, vão poder desfrutar de umas férias fantásticas onde predomina o contacto com a natureza.

Posto de Turismo – Vila do Gerês
Av. Dom João V
4845-067 Vila do Grês – Terras de Bouro

+351 253 391 133

No Comments
Leave a Comment: