Portugal RoadTrip
Portugal RoadTrip é um blog de viagens com roteiros, guias e dicas para inspirar e ajudar a planear uma roadtrip em Portugal ❤
Entra em contacto

Ílhavo: 5 lugares a visitar

Ílhavo é uma cidade portuguesa que pertence ao distrito de Aveiro. Tem quatro freguesias: São Salvador, Gafanha da Nazaré, Gafanha da Encarnação e Gafanha do Carmo. Esta foi a segunda vez que estive em Ílhavo, mas quero regressar. Continuem a ler que já vão perceber porquê.

costa-nova-palheiros-portugal-roadtrip-blog

5 lugares a visitar em Ílhavo

Palheiros da Costa Nova (1)

A Costa Nova é uma península que fica entre o mar e a ria de Aveiro, na freguesia da Gafanha da Encarnação. É um local de passagem obrigatória porque é aqui que estão as típicas casas às riscas coloridas — os Palheiros da Costa Nova.

Estas casas tiveram origem nos palheiros dos pescadores, que os utilizavam para guardarem as redes e outros materiais associados à pesca. Com a vinda das famílias dos pescadores para esta zona, os palheiros foram remodelados e passaram a ter as fachadas pintadas com riscas coloridas.

A Costa Nova também é conhecida pelos vários restaurantes de peixe e marisco, localizados ao longo da avenida. Se tiverem oportunidade, passem no Mercado do Peixe. Aqui encontram peixe e marisco fresco.

E não se esqueçam de provar as tripas de Aveiro! Um doce típico feito com: farinha, açúcar, ovos, leite e recheado com oves-moles ou chocolate.

costa-nova-palheiros-portugal-roadtrip-blog
costa-nova-palheiros-aveiro-portugal-roadtrip-blog

Praia da Costa Nova (2)

A praia da Costa Nova tem bandeira azul e um areal extenso. Inicialmente era apenas uma praia de pescadores, mas à medida que a povoação da Costa Nova aumentou, começou a registar-se uma crescente procura da Praia da Costa Nova como estância balnear.

A Costa Nova é, sem dúvida, um lugar especial. É daqueles lugares que dá vontade de voltar.

ílhavo-praia-costa-nova-portugal-roadtrip-blog
praia-costa-nova-portugal-roadtrip-blog
praia-costa-nova-portugal-roadtrip-blog

Praia da Barra (3)

Tal como a praia da Costa Nova, a praia da Barra também é uma praia com bandeira azul, mas localiza-se na freguesia da Gafanha da Nazaré. É uma praia com um areal extenso, onde são praticados vários desportos náuticos como: o surf, o bodyboard, o kitesurf, a vela e a pesca desportiva. Nesta praia é possível assistir à entrada e à saída de barcos de pesca e observar o Farol da Barra.

Farol da Barra (4)

O Farol da Barra localiza-se na praia da Barra e é um sítio de paragem obrigatória. Foi construído há mais de um século. Tem 62 m de altura e é o farol mais alto de Portugal e o segundo mais alto da Europa. É possível visitar o farol às quartas-feiras à tarde. A entrada é gratuita. São 288 degraus que prometem uma das melhores paisagens costeiras do país. Não tive oportunidade de visitar o farol, mas gostava de o fazer, por isso, é uma ótima razão para regressar.

Paredão da Praia da Barra (5)

Se no verão prevalecem as idas à praia para dar uns mergulhos no mar e apanhar sol, no outono ficamos mais limitados, mas com um pouco de criatividade é possível arranjar algumas opções. Na praia da Barra existe um paredão acessível a pé. Aqui podem fazer uma pequena caminhada e ainda usufruir de um espetacular pôr do sol no fim do paredão, mas atenção: pode ser perigoso se não respeitarem as indicações dadas no início do paredão.

ílhavo-farol-da-barra-portugal-roadtrip-blog
ílhavo-paredao-barra-portugal-roadtrip-blog
ílhavo-paredao-portugal-roadtrip-blog
ílhavo-praia-da-barra-portugal-roadtrip-blog
ílhavo-paredao-praia-da-barra-portugal-roadtrip-blog
ílhavo-paredao-portugal-roadtrip-blog
ílhavo-por-do-sol-portugal-roadtrip-blog

Espero que estas sugestões sejam úteis e que sejam uma inspiração para viajarem mais em Portugal!

Por isso, se tiverem dúvidas ou sugestões entrem em contacto comigo aqui.

SOBRE A ESTADIA…

 

Reservo sempre alojamento através do Booking ou do Airbnb, por isso, é onde recomendo fazerem a reserva. Para conhecer Ílhavo, a Costa Nova e Aveiro, fiquei no Apartamento na praia da Costa Nova. Clica aqui para reservares o teu alojamento neste local.

Disclaimer: Este artigo contém links de afiliados.

No Comments
Leave a Comment: