Passadiços do Paiva
Caminhar nos Passadiços do Paiva, em Arouca, é um passeio incrível e uma óptima forma de usufruir do rio paiva, das paisagens deslumbrantes e do contacto com a natureza. Os passadiços localizam-se na margem esquerda do Rio Paiva, em Arouca, Aveiro. E ligam Areinho a Espiunca.

Onde começar?
Querem saber onde começar os Passadiços do Paiva? Tomem nota. O percurso pode ser feito a partir de Areinho ou de Espiunca mas a caminhada mais fácil é a que começa em Areinho. É um percurso de 8,7 km que dura cerca de 2h30. Existem parques de estacionamento nas duas extremidades dos passadiços (Areinho e Espiunca).
Em Areinho, existe uma pequena praia fluvial, a praia fluvial de Areinho. Aqui é onde começa a caminhada para quem parte de Areinho. O percurso é feito por um trilho de terra batida. Depois, seguem-se os passadiços de madeira.


Partindo de Areinho, encontramos a Ponte de Alvarenga e a Garganta do Paiva. E depois de uma grande subida, feita por escadas, podemos apreciar a vista deslumbrante sobre o rio Paiva. Logo a seguir, a Cascata das Aguieiras.





Passadiços do Paiva: Caminhar no meio da natureza
A ponte suspensa que atravessa o rio Paiva, fica perto da praia fluvial do Vau. Atravessar a ponte não é uma passagem obrigatória na caminhada pelos passadiços. Na Gola do Salto encontramos o desnível mais acentuado do rio. À chegada a Espiunca existe uma falha geológica, a Falha de Espiunca. Antes do percurso terminar ainda podem desfrutar da praia fluvial de Espiunca para recuperarem as energias.






Para regressar existem 3 opções:
1 – Fazer o percurso inverso pelos passadiços (o percurso terá um total de 17,4 km).
2 – Apanhar um táxi no fim do percurso (existem táxis em Areinho e em Espiunca).
3 -Regressar de carro (se forem com amigos, devem deixar alguns carros em Areinho e outros em Espiunca).
Preparados para esta caminhada?
Carlos Silca
Tive a oportunidade de la ter estado com uns amigos…simplesmente maravilhoso.
Gostei muito do teu artigo…parabens.
admin
=) =) <3
Ana Maria Guerreiro Rodrigues Silva
Atenção a pessoas com hipertensão! Eu comecei no Areinho mas a segui à praia fluvial, os primeiros mil metros são a subir como bem mostra a foto. Sou obesa e tenho hipertensão controlada! Adorei o passeio mas fiquei na praia fluvial do Vau à espera dos meus companheiros porque a seguir à 1ª subida tive uma subida de tensão grave. Pensei que tinha de chamar o 112. Fiz à volta de 5km mas o médico mais tarde disse-me que podia ter morrido!